Sunça

Felipe Assumpção Soares . 36 anos

Mestre e Doutorando em autossabotagem desde 1986.


O Sunça é publicitário e cartunista. Um atleticano calejado pela vida, que trabalha como publicitário do Cedecom (UFMG) e professor na Casa dos Quadrinhos.

É o autor da maior rixa da melhor idade na série de quadrinhos: “Genô e Gertrú”. Publica charges, tiras e cartuns semanalmente. Durante anos seus trabalhos foram impressos no jornal Super Notícias. Tem vários personagens, como por exemplo: o Bilau e o Botamem. O Sunça já lançou três hqs e uma coletânea de tiras do Bota. Durante a pandemia criou uma revista de humor, gratuita e digital. A “Revista Nú”. No Twitter ele publica a série de tiras “Rapidinhas do Sunça”.

Seu podcast é O Cartunista Frustrado. Ele escreve críticas de cinema no site Cinema e Cerveja e contos e crônicas no blog Salve-se quem Puder. O Sunça desenha vacas no insta @eudesenhovacas e se aventura na cozinha pelo insta @suncanacozinha.

Formado em Publicidade e Propaganda em julho de 2010 na Universidade Federal de Minas Gerais e em Rádio e Televisão, também na UFMG, em julho 2011
Formação acadêmica

Pemiações

Prêmio Destaque Vladimir Herzog Continuado (2020)

Selecionado para o XIV Salão de humor e XVII Salão de artes plásticas de Cerquilho

Selecionando para a exposição do XX Salão Internacional de Desenho para Imprensa

Selecionando para a exposição do XIX Salão Internacional de Desenho para Imprensa

Vencedor do Troféu da Casa 2009 na categoria de Animação

Vencedor do Troféu da Casa 2007 na categoria interna de Cartum, Charge ou Tira