Sunça no Cinema – As Caça-Fantasmas (2016)

cacafantasmas30junho

Atualmente uma respeitada professora da Universidade de Columbia, Erin Gilbert (Kristen Wiig) escreveu anos atrás um livro sobre a existência de fantasmas em parceria com a colega Abby Yates (Melissa McCarthy). A obra, que nunca foi levada a sério, é descoberta por seus pares acadêmicos e Erin perde o emprego. Quando Patty Tolan (Leslie Jones), funcionária do metrô de Nova York, presencia estranhos eventos no subterrâneo, Erin, Abby e Jillian Holtzmann (Kate McKinnon) se unem e partem para a ação pela salvação da cidade e do mundo.

116 min – 2016 – EUA

Dirigido por Paul Feig, roteirizado por Paul Feig e Katie Dippold. Com Kristen Wiig, Melissa McCarthy, Leslie Jones, Kate McKinnon, Chris Hemsworth, Neil Casey, Cecily Strong, Andy Garcia, Ed Begley Jr., Zach Woods, Charles Dance, Karan Soni, Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson, Sigourney Weaver, Annie Potts, Toby Huss, Michael McDonald, Nate Corddry, Michael Kenneth Williams, Matt Walsh, Steve Higgins.

[su_divider top=”no” style=”dotted” size=”2″]

Foi com muito receio e incerteza que encarei esse remake de Os Caça-Fantasmas. O longa original é um dos meus favoritos, cresci acompanhando o grupo. Constantemente revejo os filmes, as animações e releio os quadrinhos. Sou um grande fã do universo criado. Então, estava torcendo muito para o sucesso e qualidade desde filme. É claro que o fato desse novo longa ser protagonizado por mulheres, não me incomodava. A ausência de meus queridos Peter Venkman, Dr. Ray Stantz, Dr. Egon Spengler e Winston Zeddmore, apesar de me deixar triste, também não me preocupava. O que eu queria era ter aquele clima/sentimento de volta. E fico feliz de dizer que ao assistir ao filme, me diverti com as novas personagens, me comovi com as homenagens ao original, arrepiei quando após dez minutos de filme escutamos pela primeira vez a famosa “Who your gonna call?” e ri e me emocionei com as participações do elenco original. Sim, o filme é bom. Sim, ele respeita o original e sim, As Caça-Fantasmas são ótimas e engraçadas.

O filme é bem humorado, com boas cenas de ação e consegue inovar e ampliar a franquia. É mais um trabalho competente de Paul Feig, quem vêm apresentando bons filmes sempre dando destaque e valorizando suas protagonistas. E aqui não é diferente, entrega um de seus melhores trabalhos dosando bem o humor com as cenas de ação e nos presenteia com várias sequências hilárias. Se um grande desafio era a sombra do elenco anterior, os talentosos: Dan Aykroyd, Harold Ramis, Ernie Hudson e Bill Murray que domina o filme em uma de suas melhores performances, ele tira isso de letra com a maestria e competência de Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Leslie Jones e Kate McKinnon que está sensacional como a Holtzmann. Todas elas têm destaque e cada uma têm seu momento para brilhar. É interessante notar que as personagens principais não tentam emular os caça-fantasmas originais, pelo contrário são diferentes e têm suas próprias características. É um grande elenco com boa química.     

Erin Gilbert (Kristen Wiig) é uma respeitada professora da Universidade de Columbia. Anos atrás ela e Abby Yates (Melissa McCarthy) escreveram um livro pouco conhecido que afirma que fantasmas são reais. Quando o antigo livro reaparece e ela vira piada no meio acadêmico e Erin perde o emprego. Patty Tolan (Leslie Jones), funcionária do metrô de Nova York, presencia estranhos eventos no subterrâneo. E quando fantasmas de verdade invadem nosso mundo, Erin, Abby, Jillian Holtzmann (Kate McKinnon) e Patty se unem e partem para salvar a cidade e do mundo. É comum nos blockbusters de hoje que eles sejam cada vez maiores e exagerados e culminem em um grandioso climax, no caso, uma gigante batalha na Times Square. Mas antes de chegar lá o longa nos entrega ótimos momentos como o design dos fantasmas inicias que remetem um visual clássico de horror e algumas cenas como a sequência na mansão Aldridge, o ataque Fantasma no Metrô e uma sequência com um manequim são filmadas com filme de  terror e até causam medo. E é claro que nosso querido fantasma têm seu momento especial.  

Mas existe um outro vilão que As Caça-Fantasmas tiveram que enfrentar, e encaram com maestria esse trabalho. Ao ser divulgado o primeiro trailer do filme uma reação extremamente negativa surgiu na internet, apenas pela troca de sexo dos protagonistas. Ofensas e atrocidades foram ditas, não apenas sobre o reboot mas também sobre todos os envolvidos. Não é atoa que o vilão principal é um homem triste e solitário, um esquisitão patife que têm a missão de limpar o mundo e que não pensa duas vezes antes de dizer algo como: “Vocês atiram como garotas”. E durante todo o filme encontramos boas respostas a toda essa reação negativa, quando por exemplo em determinado momento temos Abby Yates lendo um comentário do youtube, “Nenhuma vadia vai caçar fantasmas!” ou então quando em um momento importante elas “literalmente” dão um “chute” no saco do vilão. Vale um destaque para o personagem Kevin, um ótimo alívio cômico para o filme que têm como principal função ser um garoto objeto abobado. Foi um bom trabalho de Chris Hemsworth o rostinho bonito que é responsável por várias risadas do filme.  

Caça-Fantasmas é um bom reinicio,  é coerente com os primeiros longas e com os demais produtos da franquia. Realmente Feig era o homem para esse trabalho que atualmente está redefinindo os padrões atuais de Hollywood, com boas personagens femininas em suas comédias. Da mesma forma que no passado o talentoso Harold Ramis (Roteirista e ator no original) fez com várias comédias focadas em bons personagens masculinos. Paul Feig além de trazer ótimas cenas de ação e hilárias cenas de comédia, utiliza o 3D de uma forma interessante, em vários momentos os fantasmas parecem sair do enquadramento causando uma sensação literal de que são almas penadas de outro plano. O design de produção é ótimo e respeita o longa original, os uniformes são parecidos, a logo e a base das caça-fantasmas são semelhantes, as cores e os feixes de prótons são iguais, mas também inova trazendo novas armas e estética assustadora.  Algumas piadas são excessivas, mas certamente isso não compromete o filme. Posso afirmar que a partir de agora sou um grande fã de As Caça-Fantasmas.

Obs. Na cabine de imprensa foram exibidas cenas durante os créditos e uma pós-créditos. Então senta a bunda na cadeira e fica até o final.

[su_divider top=”no” style=”dotted” size=”2″]

Nota do Sunça:

nota4_suncanocinema_fantasticomundodesunca[su_divider top=”no” style=”dotted” size=”2″]

Últimas críticas:

[su_custom_gallery source=”category: 39″ limit=”7″ link=”post” target=”blank”]

[su_custom_gallery source=”category: 55″ limit=”7″ link=”post” target=”blank”]

[su_divider top=”no” style=”dotted” size=”2″]

Últimos textos:

[su_custom_gallery source=”category: 22″ limit=”7″ link=”post” target=”blank”]

[su_divider top=”no” style=”dotted” size=”2″]
https://jizzrain.com/cats/81/


Publicado

em

por

Comentários

2 comentários a “Sunça no Cinema – As Caça-Fantasmas (2016)”

    1. Avatar de Assumpcao
      Assumpcao

      Vale a pena demais! 😉

Deixe um comentário